Sobre o Aloha

O maior festival de esportes aquáticos do país entra no seu sétimo ano de vida. Em 2016 cada uma das arenas receberá por volta de 1.500 atletas vindos de todas as partes do Brasil, que estarão disputando um dos mais importantes e conhecidos títulos nacionais.

A história do evento

O Diretor da agencia Ecooutdoor Sports Business, João Castro, sempre foi praticante de diferentes esportes aquáticos. A após realizar uma travessia de Canoa Havaiana em 2008, entre as cidades de Santos SP e Paraty RJ, decidiu criar um evento, onde o espírito e astral, fossem os mesmos de onde o esporte está bastante ligado ao espiritual, como o Havaii e outros países no mundo.

Em 2009, em Ilhabela e com apenas 60 atletas, foi realizada a primeira edição, apenas com Canoa Havaiana. Naquele momento não existia a menor pretensão de que este fosse um case de sucesso, um modelo de negócio sustentável dentro da agência Ecooutdoor, que já realizava provas de corrida de rua, aventura e outros, mas existia o desejo de que fosse sempre um grande encontro entre pessoas praticantes desta modalidade e ao mesmo tempo, um encontro do bom astral e abraços.

A coisa fugiu do controle, no lado bom e hoje é o maior evento de esportes aquáticos do Brasil e está entre os 10 maiores no mundo, é realizado em 3 diferentes capitais e reúne por etapa entre 800 e 1.500 atletas, 1,8 acompanhante por atleta e mais a população local e turistas, que acabam participando do evento com a sua presença na areia.

O nome Aloha Spirit foi escolhido para que traduzisse o que realmente se esperava de cada evento e para onde ele sempre deveria ser conduzido. A palavra ALOHA foi construída da seguinte maneira:

A – AKAHAI – bondade, ternura, amabilidade / L – LOKAHI – unidade, harmonia / O – OLU’OLU – agradável, cordialidade / H – HA’AHA’A – modéstia, humildade / A – AHONUI – paciência, perseverança

O que representa o Aloha Spirit hoje

Hoje o Aloha realiza cada etapa com grande número de atletas amadores e mesmo não sendo um evento oficial, conta com a presença dos melhores atletas do Brasil, os profissionais. Reúne 6 modalidades esportivas: Canoa Havaiana, Stand Up Paddle, Natação em águas abertas, Paddleboard, Surfski, Triathlon Waterman e a partir de 2016 receberá a modalidade Apneia. O Aloha Spirit é o único evento no Brasil que se aproxima muito dos maiores festivais de Paddle do mundo.

Esta grande adesão de atletas, misturados entre amadores e profissionais, é o que torna o Aloha Spirit o evento mais disputado do Brasil.

É hoje o evento com maior média de participação de atletas de Stand Up Paddle, superando os 350 inscritos.

Na Canoa Havaiana, o DNA original, o evento recebe sempre entre 350 e 700 atletas da modalidade.

Stand Up Paddle também conhecido como SUP, surgiu no Havaí por volta da década de 1940, na praia de Waikiki. No local os “beachboys” (professores de surfe da região) usavam pranchas de madeira naval e remos para acompanhar de perto os alunos que davam os primeiros passos no surfe. Hoje o Stand Up Paddle é um dos esportes que mais cresce no mundo, talvez o maior em crescimento no Brasil, e é um esporte eclético não fazendo distinção de idade ou histórico esportivo. No Aloha Spirit o SUP reúne os melhores nomes no Brasil e também é recordista em números de atletas largando ao mesmo tempo, pois tem distancias para qualquer nível técnico ou idade.

Canoa Havaiana é uma das muitas definições utilizadas para as canoas tradicionalmente utilizadas na região do triângulo polinésio. Também chamadas de Wa’a, Va’a, Outrigger ou Canoa Polinésia, essas embarcações foram muito importantes para o processo de colonização daquela região. Hoje no Brasil e no mundo, muitas competições são realizadas entre as diferentes modalidades como OC1, OC2 ou OC6, canoas remadas por uma pessoa, duas ou seis.

Surfski O Surfski é um caiaque de cockpit aberto (sit-on-top), longo, estreito e leve, geralmente com pedais controlando o leme. Surfskis são usados em todo o mundo para salvar vidas de surfistas, surf em alto mar e kayaksurf, também para treinamento e competição em corridas de água plana ou oceano (downwind). Eles são mais populares em regiões costeiras mais quentes como a Austrália, Califórnia, Hawaii e África do Sul.

Paddleboard é uma modalidade aquática, de superfície, na qual o participante é impulsionado pelo um movimento de natação usando os braços enquanto está deitado ou de joelhos em uma prancha específica. Esta modalidade já conta com grandes competições mundiais, de curta ou longa distancia que geralmente são realizadas em mar aberto. Travessias entre ilhas ou viagem de uma área costeira para outra são muito comuns.

Natação é a modalidade aquática mais praticada no Brasil. Designa-se por natação de águas abertas, natação de alto mar, natação de águas livres, natação de longa distância ou natação de fundo a natação de grandes distâncias, realizada em lagos, rios ou mar aberto. Normalmente, toma a forma de travessias ou provas de mar.

Em alguns países que respiram a cultura de praia, é natural crescer praticando mais de uma modalidade aquática. Super atletas foram surgindo não só com um condicionamento físico incrivelmente bom, mas com um conhecimento técnico e habilidades acima da média. O Aloha Spirit Waterman vai consagrar o mais completo e o mais forte atleta nacional neste verdadeiro triathlon aquático.